Dias de Luz!

Quem sou eu

Minha foto
São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brazil

Contribuindo para um mundo melhor!

Reflexão, atenção, ação!
Você pode fazer a sua parte e contribuir para um mundo melhor!
Mais humano, mais fraterno, mais poético...
Poetizar a vida!
Humanizar o mundo!
Viver dias melhores!

Imensidão de contrastes...Luz e sombra!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

O Ser e a Serenidade

“Se quisermos ser serenos, ao contágio da serenidade das coisas, devemos atingir esta no seu espírito, na sua essência. Não me refiro à essência das coisas, mas à essência da serenidade das coisas. (...) O equilíbrio não é a essência da serenidade, segundo me parece, pois há equilíbrio na agitação, na violência, na própria inquietação das criaturas normalmente chamadas desequilibradas. Por isso, refiro-me à forma de equilíbrio, que caracteriza a essência da serenidade das coisas. Uma forma de equilíbrio, e não o próprio equilíbrio.
Antes me parece que a melhor palavra para indicar, se possível, o espírito ou a essência da serenidade, seria a perfeição. (...) Da perfeição das minúcias passamos à perfeição das estruturas e dos comportamentos. Da perfeição das pequenas tarefas, à perfeição de um grande trabalho. (...) são todas essas pequenas coisas que constituem o caminho exterior da perfeição humana. Assim, pois, aproximando-nos da serenidade, do equilíbrio e da perfeição das coisas, aproximamo-nos da serenidade espiritual. Mas é preciso a intenção, inconsciente e consciente, para não ficarmos apenas na aproximação física.(...)
A serenidade não se faz pelo exterior. Ela nasce em nós mesmos, e o que temos a fazer, no tocante ao exterior, é a sua projeção ao encontro da serenidade das coisas.(...) O segredo da serenidade está na sua própria espontaneidade. E só por esta, que vemos e sentimos através de um senso especial, é que podemos discernir a verdadeira serenidade.”
Trilogia do Serenista (ser que procura aproximar-se da serenidade):
1º - Procura sempre a perfeição.
2º - Nunca te deixes abater.
3º - Eleva-te sempre às circunstâncias.

O Ser e a Serenidade
J. Herculano Pires

Um comentário:

  1. Oi, estou ansiosa para ver seu blog bombar!
    E estou longe de alcançar essa serenidade que buscamos, nem mesmo cheguei perto, mas sei que você tem sensibilidade prá chegar lá.

    ResponderExcluir